6 de jan. de 2011

D. Lily Marinho



Assistindo ontem ao Jornal Nacional a reportagem sobre o falecimento de D. Lily Monique de Carvalho Marinho me chamaram a atenção seu estilo sempre sóbrio e chic e sua vida de grande dama da sociedade e incentivadora da cultura. Filha de mãe francesa e pai britânico, foi educada em Paris onde foi Miss Paris, casou-se com dois dos homens mais poderosos do Brasil, cada um a seu tempo. Seu primeiro marido foi Horácio Gomes Leite de Carvalho Filho e o segundo marido foi Roberto Marinho.
Conjunto de águas-marinhas: colar, brincos e anel iguais aos da rainha da Inglaterra (lance inicial de 136 000 reais)

 Dona de um estilo impecável e de uma coleção de jóias magnifica resolveu colocar seu património em leilão em 2008, na Sotheby’s de Genebra. São 63 lotes com oitenta peças, no valor aproximado de 17 milhões de reais. "As jóias de dona Lily combinam com o seu temperamento: são exuberantes, de extremo bom gosto e demonstram auto confiança", descreveu no catálogo David Bennett, diretor do departamento de jóias da Sotheby’s para a Europa e o Oriente Médio.
Como Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, D. Lily Marinho desenvolveu projetos sociais e era apaixonada pelas artes. Presidiu as comissões de honra das exposições de Rodin, Picasso, Camille Claudel e Monet no Brasil.

Dilma Rousseff e Hildegard Angel com a anfitriã Lily Marinho

Costumava organizar recepções para personalidades importantes em sua mansão no Cosme Velho, onde morava com Roberto Marinho, como a Rainha Sílvia da Suécia, o ditador Fidel Castro e a então candidata a presidência Dilma Rousseff.
O chef Laurent Suaudeau, que organiza os bufês de suas festas desde 1987, lembra que ela serve aos amigos o que há de melhor. Até seu champanhe preferido, Don Perignon, safra 90, cuja garrafa custa R$ 320. A sofisticação está presente também em seu modo de falar. Poliglota, aprendeu português com o marido Horácio e com uma cozinheira baiana mas nunca perdeu seu sotaque francês.


BjuBju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo e deixe seu comentário! BjuBju